Ser Minas tão Gerais

Depois de muito tempo escutando os mineiros do Clube da Esquina, de ouvir meu pai falar de Minas com tanta paixão, de ouvir o André falando sobre Ouro Preto, e depois de muito tempo sem ver os parentes de lá, resolvi passar uns dias nas montanhas. Fui em julho deste ano e permaneci por 16 dias. Minha primeira parada foi em Itabirito, onde mora minha avó, tias e primos. Logo que cheguei estava acontecendo o JuliFest, uma festa tradicional da cidade com shows nacionais e locais, concursos da casinha mais bonita e gastronomia mineira. Adorei a festa!!! Estava tudo lindo, as casinhas muito bonitinhas e o pastel de angu arrasa na gostosura. Lá conheci os amigos do meu primo e… bom, foi uma noite muito especial e surpreendente.

Depois de 3 dias em Itabirito parti para Ouro Preto. Lá fui recebida e hospedada pelo André no seu sítio na Chapada. A Chapada é um vilarejo de OP que fica a uns 16 km da cidade, no mesmo caminho de Lavras Novas,  e que possui uma igrejinha e algumas casas em volta. É um lugar lindo, uma gracinha, e o sítio é uma delícia (bem assim). Sabe qual foi uma das melhores coisas dessa viagem? O frio! Finalmente pude desembrulhar meus casacos grossos e usá-los sem medo de ser feliz (nem de sentir calor). E outras melhores coisas: ficar no sítio de pernas pro ar, bebendo, comendo, altas conversas e muita música boa, mato, rio ou “córguinho” na beira da casa, couve do quintal, amigos, farra, fogão a lenha, muitos cobertores na hora de dormir, criança e choconhaque pra esquentar. Passamos mais tempo no sítio do que na cidade.

Amei Ouro Preto. Achei a cidade linda, o clima é tudo de bom (exceto a época de chuva né?!), e as pessoas de lá que eu conheci são bem bacanas. O que atrapalha um pouco o passeio é ter que dividir as ladeiras de ruas e calçadas estreitas com um monte de carros e pessoas. Como o centro comercial da cidade é no centro histórico, não dá pra fechar o trânsito nas ruas, mas podia-se pensar uma forma de melhorá-lo. E outra coisa que reparei é no estado de conservação de algumas igrejas, por exemplo a do Rosário, que está muito feia por fora. Acho que está na hora de dar umas restauradas por lá. Demos umas caminhadas pela cidade e pude conhecer o centro histórico e suas principais ruas, a Igreja São Francisco, o museu da escola de farmácia, o Barroco, ou como é mais conhecido Bar da Coxas, e realmente as coxinhas são deliciosas e super-indico o pastel português de queijo de lá. Tudo de bom!

Nos finais de semana eu partia para Itabirito e lá tive passeios noturnos muito legais na companhia do meu primo e do Frank. Fomos para o Cristo a noite beber vinho, ver estrelas e olhar a cidade de cima. Também fomos até o vilarejo São Gonçalo do Bação, onde acontecia um festival de inverno. Esta noite foi linda, reunimos uma turma com voz e violão e fomos para uma casa de onde assistimos, ao som de Milagre, um nascer do sol inesquecível.

Essa minha viagem para Minas Gerais foi uma descoberta de paixões: me apaixonei por Minas e suas montanhas, seu povo e seu clima.  No sítio conheci o Rafaello, o melhor bombom do mundo. Em Itabirito tomei o melhor sorvete de framboesa do mundo, da sorveteria Salada. E em uma noite (aquela mesma tão especial e surpreendente), na qual não havia intenções nem expectativas, eu conheci o Frank, um homem incrível que topou ficar comigo mesmo havendo a distância, que me mostrou ser a melhor companhia para novas aventuras, conversas, sonhos, planos e tudo mais que viveremos daqui pra frente.

Claro que já voltei em Minas depois dessa ida né?! Não tem como ficar longe de lá. Quem não conhece, vá conhecer… vale a pena. Mas não esqueça o tênis, pois as ladeiras…

Bão, o trem já tá vindo, vamos partir!

Igreja São Francisco
Ouro Preto
Antiga estação de Itabirito
JuliFest
Deixe um comentário

