Minha primeira viagem técnica

Opas,

Estou um pouco off né, mas hoje estou de volta e vou contar como foi a minha primeira viagem técnica. Onde? 3ª Salão do Turismo Roteiros do Brasil 2008. Em São Paulo – SP de 18 a 22 de junho de 2008, no Anhembi. É um evento promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, para a  mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Eu estava no 2º ano da faculdade e o Sebrae estava montando um grupo com representantes de diversos destinos turísticos de Goiás, que teve seu stand no Salão. De Pirenópolis foram diversos representantes do trade turístico, o Secretário de Turismo da época, e o pessoal da GoiásTurismo. Fui meio de intrometida, mas me coloquei como representante da turma de Turismo da UEG. Fomos de ônibus, daqueles de dois andares bem confortável, e chegamos muito bem em Sampa. Lá nos hospedamos no centro da cidade, na rua de cima do famoso cruzamento  Ipiranga com São João. O hotel era ótimo, bem localizado e com boa estrutura. Só que longe do Anhembi, assim o ônibus saia as 12:00h do hotel para a feira e retornava as 20:00h. O duro era ficar lá até as 20h… nada que 16 reais não pagasse o táxi de volta a hora que eu quisesse.

De manhã juntávamos o pessoal e íamos passear: 25 de março, Mercado Municipal, Av Paulista, Liberdade, Sé, Bom Retiro… e eu fui a guia! Foi bem divertido, em plena 25 de março encontrei minha sósia. Juro, olhar para ela era como me olhar no espelho, hehe. Passávamos o dia no Salão e a noite íamos para a São João. O hotel ficava bem pertinho do Bar Brahma, que teve eventos fechados e quando não teve, não havia vaga nem pra respirar. Então, toda noite bebíamos e jantávamos no bar do lado.

Nunca tinha ido em uma feira de turismo muito menos em um feira daquele porte. A estrutura estava linda: os stands, separados por região, e cada região por seu estado. Cada um tinha suas próprias atrações culturais, e que aconteciam também pelos corredores da feira para chamar mais atenção. Os stands mais animados eram o do Sudeste e do Norte. O mais gostoso de degustações era do Nordeste; e o mais bonito de pessoas, era o Sul. O centro-oeste era o nosso, que estava muito bonito e tinha como atrações os cavaleiros mouros e cristãos, das Cavalhadas de Pirenópolis, o pessoal da Procissão do Fogaréu, de Goiás, o moço que cria Jibóias do MS. Não me lembro das outras, mas havia mais.  Além dos stands, tinha feira do produtor rural, Vitrine Brasil com artesanatos, praça de alimentação com um prato típico de cada estado, palco para shows, salas de rodadas de negócios e diversas palestras. Uma ótima oportunidade para quem já está na área e para quem está apenas começando.

Enquanto acontecia o Salão no Pavilhão de exposições do Anhembi, na outra parte do parque havia a feira de comemoração do centésimo ano de imigração Brasil – Japão. Fui até lá conhecer e adorei. A exposição estava muito bonita, com diversas atrações e fiquei encantada com um lado da  cultura japonesa que eu não conhecia. No sambódromo teve desfile com participação especial de autoridades japonesas. Foi muito legal e com certeza a Liberdade ficou vazia neste dia, porque lá estava lotado.

Bom, eu zanzei muito pelo Salão do Turismo. Conheci tudo e todos e um pouco mais. Aprendi muito sobre diversos lugares, me divertia com as personagens folclóricas e tradicionais de cada região e me deliciei nas degustações gastronômicas. Eu andava com um bloco de notas e ia anotando os destinos mais atraentes para viajar e suas características, fazendo um resuminho de cada stand. Perdi esse bloquinho, infelizmente, mas me lembro de alguns desses destinos: Serra Gaucha, Chapada dos Guimarães, Fernando de Noronha, Belém e Cidades Históricas de Minas Gerais. Aos poucos conhecerei cada um destes lugares.

Fotinhas do Salão pra vocês. Bye bye queridos =**

 

Deixe um comentário

